domingo, 24 de julho de 2011

Antônio Barros e Cecéu


Antônio Barros e Cecéu

BIOGRAFIA 
Antônio Barros - 80 anos / um pouco de cada gente, um pouco de cada tempo

Antônio Barros nasceu no dia 11 de Março de 1930 na Cidade de Queimadas/PB e começou sua vida profissional tocando pandeiro na Rádio Tamandaré, compondo suas primeiras músicas e acompanhando, como pandeirista, Jackson do Pandeiro na Rádio Jornal do Comércio em Recife/PE. Ele desenvolveu seu próprio estilo e se consagrou definitivamente para o sucesso nacional num período quando se destacava um tema na música em que se retratava a fome e a seca do Nordeste. Antônio Barros, no entanto, se projetou com sua poesia romântica, "cantando" as festas típicas nordestinas onde as pessoas se encontravam para comemorar, namorar e dançar, transformando a dor em arte, alegria e romantismo através das suas obras que se tornaram imortais. 

Procurando Tu foi o primeiro sucesso de Antônio Barros que aconteceu entre 1971 e 1972, gravada pelo Trio Nordestino. Ela percorreu inicialmente sua trajetória tocando nas discotecas de São Paulo, passou por uma roupagem Rock'n Roll através da interpretação de Ângelo Antônio, transformou-se sutil na interpretação da grave voz de Ivon Cury e ritmada e brincalhona nas vozes de Genival Lacerda e também na de Jackson do Pandeiro. No início dos anos 1990, o grupo feminino Banana Split e É O Tchan também regravaram a obra. Entre tantos que a interpretaram, ela ultrapassou as fronteiras tupiniquins através de Roberto Leal que a vestiu no ritmo Vira e a levou para as terras lusitanas. Procurando Tu se manteve em primeiro lugar nas paradas de sucesso durante três mêses em 1972, e de acordo com um levantamento feito pela ADDAF (Associação Defensora dos Direitos Autorais e Fonomecânicos), até 1995, a música já tinha mais de 130 regravações.

Antônio Barros continuou no cenário do sucesso e despontou dessa vez com Vamos Lá Pra Ver, em 1973, "...todo mundo no casamento da Maria..."; marcando presença na Jovem Guarda através da dupla Tony e Frank. Ela foi se apresentar num programa da TV Globo do Rio de Janeiro chamado Aroldo de Andrade, mas foi interrompida pela Censura, pois era época do regime ditatorial. A música causou polêmica e a Censura pretendia tirar o programa do ar. Solicitaram que Antonio Barros levasse urgente a letra da sua composição a fim de provar que era "no" casamento e não "nú".

Também em 1973 a música Já Faz Tempo Não Lhe Vejo, "...estou feliz porque você está boa, você está boa, você está boa...", se consagrou nacionalmente. Enquanto isso, no Nordeste, contagiavam o povo as que viriam ser clássicos das festas juninas como Brincadeira Na Fogueia, Naquele São João, Forró Em São Miguel, É Proibido Cochilar, Forró Desarmado, Forró De Tamanco, O Neném, Menino De Colo entre centenas de outras gravadas pelas maiores expressões da música regional e nacional.

Sou o Estopim, outra música de Antônio Barros que também estourou sucesso nacional, primeiro foi gravada pela inconfundível e linda voz de Marinês "Rainha Do Xaxado", se encaminhou para a interpretação na voz da atriz Sônia Braga e se tornou trilha sonora da novela global Saramandaia em 1976. Mas, foi em 1981 que Antonio Barros recebeu o Troféu Imprensa do SBT na categoria de melhor música do ano- Homem Com H- gravada por Ney Matogrosso. Foi impactante toda a linguagem corporal desse artista cantando "...eu sou homem com H e com H sou muito homem...". Isso tudo rendeu várias execuções apresentadas no programa Globo de Ouro da Rede Globo que era o termômetro dos sucessos nos anos 1980.

Aproveitando a citação dos anos 1980 e fazendo um trocadilho; atualmente aos 80 anos de vida completados no último dia 11 de Março de 2010, Antônio Barros continua compondo e fazendo seus shows, agora não sozinho, mas ao lado de sua mulher e parceira Cecéu há 38 anos, e por toda essa trajetória antes e depois dessa parceria, eles são reconhecidos como a dupla de compositores e contores com mais de 700 sucessos da história da música brasileira gravados pela maioria dos intérpretes.



Comenda "Ariano Suassuna" a Antônio Barros
Por Mayra Barros

No último dia 11 de Junho de 2010, às 16 horas, na Câmara Municipal de João Pessoa-Paraíba, Antônio Barros recebeu a comenda "Ariano Suassuna" entregue pelo vereador Ubiratan Pereira. A iniciativa partiu do vereador e do músico percussionista Ely Porto, pois nesse ano o artista Antonio Barros completou 80 anos de idade traçados através de uma bela trajetória de vida, atuando na música desde 1958, começando ao lado dos ícones Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Marinês, trilhando a partir daí uma história além das fronteiras do Nordeste brasileiro, pois o autor Antônio Barros junto com sua parceira e esposa Cecéu, já têm músicas gravadas em Portugal, Itália e Israel.

Todos, mas todos mesmo, se emocionaram nessa tarde, pois a sessão foi abrilhantada não somente pelas formalidades do ritual de entrega, como também pelo som da música típica nordestina tocada por um trio de forró, e por trechos comoventes da vida do homenageado narrados pelo próprio artista.

Fica aqui mais um marco na vida desse compositor e cantor que escreveu sua "história com H" e "bate forte o coração" de tantos apaixonados pela música popular brasileira. Seja através das vozes de interpretes como Ney Matogrosso, quando gravou Homem com H, ou de Elba Ramalho quando gravou Bate Coração, Antonio Barros permanece sempre com sua força ilimitada que são as suas mais de 700 músicas gravadas ao longo de sua carreira.


[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS

CONTATOS / Antônio Barros e Cecéu
Telefones: (61) 8247 9942 / (61) 3323 9120
E-mail: contato@antoniobarrosececeu.com


Um comentário:

  1. Antonio Barros e Cecéu, os nomes já dizem tudo! Tem mais de 1000 musicas, sucessos na voz de todos os grandes cantadores, Trios de Forró e artistas da Musica Nordestina e da MPB. http://palcomp3.com/chico-de-pombal

    ResponderExcluir