segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cyro Aguiar





Nome completo: (carece fonte)
Nome artístico: Cyro Aguiar
Data de nascimento: 09/12/1942
Local: Salvador/BA
Gênero: Samba-Rock e Samba-Jóia

BIOGRAFIA - 1

Cyro Aguiar (Salvador/BA, 9 de dezembro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro.

Abandonou a carreira militar para se dedicar à música. Foi sucesso na década de 1970 com a música "Crítica". Tem vários discos no currículo e vendeu mais de 500 mil cópias, que lhe renderam diversos prêmios e o carisma do público nos palcos brasileiros.

Atualmente apresenta dois programas de grande sucesso na rádio Tropical FM: "Samba Show" e "Éramos Todos Jovens". Sua carreira musical segue com o novo trabalho em fase de lançamento. Destaque para a música "Me Ilumina", seu recente sucesso em execução nas rádios do Brasil.

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]




BIOGRAFIA - 2

Desde pequeno já se interessava pela música. No rádio, as canções de Bob Nelson, Luiz Gonzaga, Moreira da Silva, os filmes musicais, eram parte muito importante na formação do  repertório que gostava de cantar, quando ainda era criança em Salvador.

No início da adolescência começou a aprender as músicas de Dick Farney, Bing Crosby, Frank Sinatra, Dorival Caymmi e outros.

No colégio Salesiano onde cursava o Ginásio, inicou suas primeiras apresentações nas fests escolares.Paralelamente iniciou seus estudos de canto com a professora Mariah Costa. No início das aulas, ficou muito decepcionado quando a professora lhe disse que sua voz não era de tenor( na época estava muito influencialdo por Mario Lanza , tenor,que no cinema   fazia sucesso com o filme O grande Caruso), e sim de baixo barítono.Com o tempo foi se acostumando com sua voz grave, e as canções foram colocadas na sua tonalidade, e muitas como Old Man River, O funeral de um Rei Nagô, Banzo,as canções italianas começaram a fazer parte do seu repertório juntamente com algumas áreas de óperas.

Quando terminou o ginásio, prestou concurso para a Escola Militar, e foi inicialomente para a Escola Preparatória de Cadetes em Fortaleza/CE, depois para a Escola Preparatória de Porto Alegre , e finalmente para a Academia Militrar das Agulhas Negras em Rezende, no Rio de Janeiro. Durante seu tempo no éxercito sempre participou dos eventos artísticos promovidos na Escola.

No início dos anos 1960. pediu desligamento da Academia Militar, e foi para o Rio de Janeiro tentar a carreira artística. Começou a cantar no conjunto The Blue Jeans Rocker´s, que pertencia ao seu primo Luiz Henrique e também ao seu amigo Luizinho Dinamite. No piano tinha o Lafaiete que posteriomente montou o seu próprio grupo; e foi com o apôio do grupo que começou a cantar no programa Hoje é Dia de Rock, do Jair de Taumaturgo na Rádio Mayrink Veiga, e posteriomente no do Carlos  Imperial na TV Continental, César de Alencar na Rádio Nacional e também na Rádio Carioca, com a Magda Fonseca.

Esses programas davam aportunidade aos cantores ditos da nova geração, como: Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Eduardo Araujo, Wanderléia,
Renato & seus Blue Caps , Cleide Alves, Golden Boys, Sergio Murilo, Adilson Ramos, Rosemary e muitos outros.

Depois de tentar as gravadoras sem sucesso,foi participar da gravação do LP do conjunto do seu amigo Luizinho Dinamite, agora já separado do Blue Jens Rockers.

O grupo do Luizinho havia vencido um concurso de melhor conjunto da nova geração promovido por José Messias na Radio Guanabara.Durante a gravação o Luizinho pediu ao produtor Paulo Roco que ouvisse o Cyro ,que também cantava com o grupo,o que aconteceu no  interva-lo do almoço.As músicas foram Mona Lisa e Roberta, e quando terminou o teste, o Paulo Roco o contratou para gravar um compacto com as música Mona Lisa de Jay livingston e Ray Evans e Itaparica de sua autoria, com acompanhamento do Luizinho e seus Dinamites e os Golden Boys no vocal. Mona Lisa gravada em Inglês fez muito sucesso. Com Mona Lisa, veio até São Paulo para cantar no Programa do Antônio Aguilar, que foi um dos grandes incentivadores dos artistas da nova geração.Também o radialista Enzo de Almeida Passos, gostou da gravação
e promoveu no seu programa,Vitrola Magic. Itaparica fez também um grande sucesso na Bahia.

Na RCA Vitor, ainda gravou Maria Bonita, Ao telefono, entre outras, até ser convidado para  a Continental, onde gravou A Loucura das Garotas, que foi  um grande sucesso. Com a Jovem Guarda a todo vapor,na Continental,              editou vários sucessos como o Samba-Rock, Rei do Maracatu  (Jorge Benjor-Gilberto Gil) , Igual a um Boneca, Desprezado,Suck Um Up, Rosa (Pixinguinha) ,Sim Foi Você (Caetano Veloso, entre outros.

Em 1970 ingressou no Instituto Villa onde iniciou o curso de Educação Aristica,que posteriomente veio a concluir no Instituto Musical de S.Paulo.
No ano seguinte participou doVI Fic da TV Globo do Rio, e no outro ano foi para S.Paulo,fazer parte do elenco da Opera Rock Jesus Cristo Superstar produzida por Altair Lima.

Em São Paulo foi contratado novamente por Paulo Roco desta vez na Poligram,e então vieram os sucessos Asfalto Falsificado de sua autoria e o Samba Rock Do You Like Samba, de Marcelo Duran, um dos seus maiores sucessos.

Ainda nos anos 1970 foi convidado pelo produtor e músico Otávio Augusto(Pete Dunaway,para gravar um LP na Som Livre de onde nasceu a música Crítica de sua autoria, talvez o seu maior sucesso.Na Som Livre ainda gravou mais dois LPs,com os sucessos Antes Que a Tristeza Venha, de sua autoria e Super Moregueira com a participação de Moreira da Silva.

Seu primeiro LP independente teve a participação de Waldir Azevedo e Maria Martha, no início dos anos 1980 distribuiu pela Cid, o LP Balçanço de Janeiro a Janeiro, outro  também independente, Um grande amor, Na Cascatas,foi a vez do LP Rock Samba, com os destaques para  Bernardine e Rock Enrredo, e outro também independente com o sucesso Boêmio Démodé.

Nos anos 1990 veio o seu primeiro Cd distribuído pela RGE, com destaque para a música Perfídia. Na Somzoom,lançou ao vivo alguns dos seus sucessos como Mona Lisa, Crítica, Bye Bye Rosemary , Redentor do Sertão ambos de sua autoria, e Diana do Paul Anka e Fred Jorge.

Em 2003 lançou outro CD ao vivo com as participações de Reginaldo Rossi, Fala Mansa,Terra Samba, Bicho de Pé, Baião de 4 e Refla, Banda Arueira e Rastapé com destaque para as música Chiclete com Banana, Xotoque e Vesti Azul.

O Cd me Ilumina trouxe alem da música-título que é um samba- rock de sua autoria, 16 Toneladas, Pensamento Verde, Meu guarda Chuva, Deixa de Banca, Flash a Flash ,Quase Fui Lhe Procurar, Duas Asas com Atitude 4 e também carinhoso, do Pixinguinha, com a participação do Sampa Crew, e uma regravação de Do You Like Samba.

Em 2007  gravou tambném um CD e DVD ao vivo com convidados do tempo da Jovem Guarda: Eduardo Araujo, Ângelo Máximo, Agnaldo Timóteo, Carlos Gonzaga,, Dave Maclean, Giani, Luiz Fabiano, Luiz Ayrão, Elzio Silva, Cláudio Fontana e The Jordans.




Lançamento

Atualmente, lançou  o CD No Fiel da Balança, os destaques são: Amor na Contra Mão com a praticipação de Adriana Ribeiro, Minha Vida (versão de My Way), Crítica com a participação de Eder Miguel, Sim Ou não, O TelefoneTocou Novamente, Que Pena, Kid Brilhantina, No Balanço das horas , Burguesinha e a música-título, No Fiel da Balança (Mack the Knife)/( Marc Blitzstein/Bertholt Brecht/Kurt weill/ Vers: Cyro Aguiar )

[ Fonte:  www.cyroaguiar.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIA MAIS
Site oficial: www.cyroaguiar.com.br

CONTATOS / Person Vitor

Telefones:
11 3801-3007
11 9883-1146


Nenhum comentário:

Postar um comentário