segunda-feira, 25 de julho de 2011

Nélio Torres





Nome completo: Nélio Bezerra Torres
Nome artístico: Nélio Torres
Data de nascimento: 31/05/1957
Local: João Pessoa/PB
Gênero: Regional


RELEASE

Nélio Torres, natural de João Pessoa/PB, conviveu desde cedo com a música. Ainda quando criança escutava o seu avô a tocar realejo, em Mata Redonda, distrito de Alhandra, e o seu tio Petrônio, que tocava violão em Santa Rita, na Paraíba, causando uma grande admiração pela música.

Seu Pai, o Vereador Mário Torres, nos finais dos anos 1950/60, foi durante alguns anos, Presidente do Carnaval de João Pessoa/PB, “Com um trabalho muito positivo, e dando ordenamento jurídico as diversas agremiações, numa política de conciliações”(Wills Leal, Nos tempos do Lança-perfume).

Morou de 1977 à 1979 em Catolé do Rocha/PB, de 1979 à 1987 em Recife/Olinda/PE, onde cursou o Conservatório Pernambucano de Música, tendo como professores José Gomes e Henrique Annes, onde realizou diversos Shows, e de 1987 à 2007, no Rio de Janeiro, onde fez o curso básico de música na Escola Villa Lobos.

Desde 2007 reside em João Pessoa (PB).

Nos anos 1980, Participou do I FLAAC (I Festival Latino Americano de Cultura), em Brasíla (DF), e do I Encontro da Cultura e Juventude, na Barra do Jucu, em Vila Velha (ES).

O período em que morou no Rio de Janeiro/RJ foi o da sua maior produção, aonde lançou seu primeiro disco em 1990, intitulado “TAMBAU”.

Em 2000 lançou o CD “EM BUSCA DA INFÂNCIA ENCANTADA”, no SESC TIJUCA/RJ, com a participação especial de BIA BEDRAN. Participou do programa Canta Conto com a apresentadora Bia Bedran na TV Educativa/RJ, do Programa Daniel Azulay na TV Bandeirantes/SP, dos Projetos Palco Sobre Rodas e Parques e Jardins da Prefeitura municipal do Rio de Janeiro/RJ.

Em 2001 lançou o CD “CANTO NOVO”, com a participação especial de Chiquinha do Acordeon, no RJ.

Em 2002 compôs e cantou ao vivo as músicas da peça “O CASAMENTO SUSPEITOSO”, de Ariano Suassuna, com direção geral de Niette de Lima, em temporada de sucesso, no Espaço Cultural Santa Rosa de Lima, Botafogo (RJ).

Em 2003 lançou na Rádio MEC – AM / RJ, no Programa “Foleviola”, do apresentador e pesquisador Adelson Alves, o 4º CD, intitulado “JARDIM DAS CANÇÕES”, e também num grande Show no Museu da República, Catete (RJ).

Em 2004 participou da III Bienal do livro de Marica, no Rio de Janeiro.

Em 2005 lançou em João Pessoa (PB), no Mag Shopping, o CD “Jardim das Canções.

Ainda em 2005, fundou o BOI DOS CAJUEIROS, na comunidade Portal dos Cajueiros, em Itaipuaçu, Maricá (RJ), com diversas apresentações na região, e em Araruama (RJ), onde recebeu uma “MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES”, da Câmara Municipal de Araruama.

No ano de 2006, participou do Programa “ATITUDE.COM”, na TV Educativa RJ, e do IV Encontro dos Violeiros, na Festa da semente, em Ribeirão Preto (SP).

Em 2007, o Boi dos Cajueiros, recebeu o PRÊMIO CULTURAS POPULARES, do Ministério da Cultura / MinC.

Em 2008, realizou o evento: “De todas as Tribos”, todo último sábado de cada mês, na Praça Antenor Navarro, João Pessoa (PB). Ainda em 2008 funda a Associação Cultural Balaio Nordeste, com Joana Alves(Presidente).

Lançou o vídeo “Dança do Toré”, dos Potiguara, no Casarão 34, sob sua direção e produção.

Ainda em 2008, participou do IV ENCONTRO MESTRES DO MUNDO, e do III Seminário Nacional das Culturas Populares, em Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará.

Em 2009, com o Boi dos Cajueiros, participou dos CAMINHOS DO FRIO – Rota Cultural, em Pilões (PB).

Ainda em 2009, participou do CIRCUITO DAS PRAÇAS, com o Boi dos Cajueiros, na Praça do Caju, no Bessa, em João Pessoa (PB). Realização: FUNJOPE.

Produziu, dirigiu e lançou o Vídeo “XUCURU-CARIRI”, de Palmeira dos Índios/AL, no Evento”Cinema, Música e Poesia”, no Casarão 34, juntamente com Carne da Palavra, de Pedro Osmar, com intervenções poéticas e musicais.

Finalizando o ano de 2009, participou do Projeto Cultural na “CASA DOS CORDÉIS”, em Guarulhos (SP), lançando os vídeos: “Dança do Toré” e “Xucuru-Cariri”, com intervenções poéticas e musicais.

Em 2010, continuou o projeto de lançamento dos vídeos acima, no Espraiado e na Roda Literária, da BARRACA DAS LETRAS e CIA VIDA DE TEATRO E DANÇA, em Maricá, no Rio de Janeiro.

Participou com o CAVALO MARINHO DA PARAIBA, do Circuito das Praças, da Funjope, na Feirinha de Tambau, e na Praça do Caju, no Bessa, em João Pessoa/PB.

Em 2010, participou da II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA, em Brasília (DF), apresentando-se no Palco Waly Salomão, no gramado da Sala FUNARTE, e na CASA DA CULTURA, com Cristiano Oliveira, em Maricá/RJ.

NÉLIO TORRES, e os índios XUCURU-CARIRI E CARIRI-XOCÓ, realizaram uma apresentação no auditório da ESTAÇÃO CIÊNCIA, no Cabo Branco, em João Pessoa (PB), em comemoração a semana do índio, no dia 17 de abril de 2010.

Nélio Torres participou do ATO / PROTESTO E PASSEATA, contra a Hidrelétrica de Belo Monte (PA), da Candelária à Cinelândia, no Rio de Janeiro, dia 14.05.2010, às 17h, cantando a música “TERRA FERIDA”.
Nélio Torres participou com o CAVALO MARINHO DA PARAÍBA, do XIII FENART (FESTIVAL NACIONAL DE ARTE) , no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa (PB), no dia 29 de maio de 2010. Realização: Governo da Paraíba / FUNESC.

Nélio Torres e o Cavalo Marinho da Paraíba, participam do Projeto: CAMINHOS DO FRIO – ROTA CULTURAL, dias: 21.08.2010 e 28.08.2010, em Alagoa Nova e Alagoa Grande, respectivamente, no Brejo Paraibano.
Nélio Torres participa com apresentação musical, na abertura da exposição: “CELEBRANDO O CAVALO MARINHO DA PARAÍBA”, de 03 de agosto de 2010 à 3 de setembro de 2010, no Casarão dos Azulejos, na Sub-Secretaria Estadual de Cultura da Paraíba.

Nélio Torres participa, com apresentação musical, no Encontro de Filosofia e Ciências Sociais, no Campus Universitário de Rio Tinto, na Paraíba, dia 25 de Agosto de 2010.



O MÊS DE JUNHO ( Nélio Torres)

O MÊS DE JUNHO
É DE FORRÓ E LOUVAÇÃO
SALVE AS BANDEIRAS,
QUADRILHAS E O SÃO JOÃO
COM FÉ NAS ROMARIAS
QUE ACOMPANHA A PROCISSÃO
E EM CAMPINA GRANDE
QUE FESTEJA COM A NAÇÃO.

OLHA O BALÃO
SUBINDO NO SERTÃO
ILUMINANDO O DIA DE JOÃO

QUEIMA AS FOGUEIRAS
E AS FUMAÇAS NA AMPLIDÃO
COCO-DE-RODA
GIRANDO A MULTIDÃO
O SOM DE UMA RABECA
NA CONTRA-MÃO
E A ZABUMBA
SAPATEANDO O CORAÇÃO

OLHA O BALÃO
SUBINDO NO SERTÃO
ILUMINANDO
O DIA DE JOÃO.

[ Fonte: clubecaiubi.ning.com ]





DISCOGRAFIA

TAMBAÚ - 1990 / Vinil / LP
EM BUSCA DA INFÃNCIA ENCANTADA - 2000 / CD
CANTO NOVO - 2000 / CD
JARDIM DAS CANÇÕES - 2003/2004 / CD
BOI DOS CAJUEIROS -2007
"GIRASSÓIS E BORBOLETAS" - CD / 2009

[ Fonte: Site oficial - www.neliotorres.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS ( Sobre compositores )

Clube Caiubi de compositores:
Site - clubecaiubi.ning.com


CONTATOS PARA SHOWS

Telefones: (27) 3039-8896 / (27) 8151-9806
E-Mail: nelio_torres@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário