domingo, 24 de julho de 2011

Santanna, "O Cantador"


Santanna, "O Cantador"

Nome completo: (Carece de fonte)
Nome artístico: Santanna, "O Cantador"
Data de nascimento:
Local:
Gênero: Forró.


HISTÓRIA / Santanna - "O Cantador"

O maior influenciador do seu estilo é o imortal "Rei do Baião", Luiz Gonzaga.

Em 1984, veio conhecer Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal.

Tornou-se cantor profissional em 1992.

Santanna é um artista nordestino nascido em Juazeiro do Norte - CE, em 29 de fevereiro de 1960, recebido pelas mãos firmes, calosas e carinhosas da parteira Maria Baião. Dizem, que foi aí que se ouviu o seu primeiro aboio.

Santanna, o Cantador, descende de família de artistas e teve, na sua infância, a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.


ACRÓSTICO 

Santana, "O Cantador"
Autor: Poeta Ricardo Anísio (04/05/2010)


Silos estelares te cobrem
Antes que os sóis se alinhem
Nutre-nos com teu canto
Telúrico manifesto de amor
Antes que os pardais calem
Nutre-nos do teu sacro
Antes que os anjos migrem.

Ouviremos teu mantra agreste.

Canta como quem vaza e morre
Antes que as cigarras caiam
Nutre-nos de teu florilégio
Tertúlia das vozes sagradas
Antes que os anjos depenem-se
Deixa escorrer o rio de amores
Osculando os teus súditos 
Rompendo o véu da ganância. 


Dominguinhos e Santanna, "O Cantador"

DESTAQUES / Forró em Alta Velocidade ( 21/06/2009 )
Por Lorena Rocha ( Especial para o Diário de Pernambuco )

Nas letras das músicas, os sentimentos se transformam em poesia. No dia a dia, o carro é uma das grandes paixões de Santanna. Sanfoneiro segue à risca o calendário das revisões.

Cantor, compositor, pintor, artista e apaixonado pelo que faz. O cantador nordestino Santanna, 48 anos de idade, vive do forró há 16 anos, desde que lançou o primeiro disco. Um dos mais famosos nomes do autêntico ritmo nordestino tem uma rotina de trabalho intensa e a agenda de shows lotada durante todo o ano. Com um jeito simples e um estilo característico de quem veio do interior, Santanna nutre uma outra paixão conhecida por poucos: carros e motos.

Desde criança ele já demonstrava o gosto por automóveis. "Minha mãe não tinha condições de comprar brinquedos, então, eu esculpia carros no tijolo", lembra. Hoje, o cantor é dono de um PT Cruiser Classic 2.4l, da Chrysler. O modelo reúne uma moderna tecnologia a um design saudosista, inspirado nos hot rods americanos dos anos 1950 e 60, que se mistura ao estilo "matuto" de Santanna, com chapéu na cabeça e chinelo no pé. "Quando vi o desenho desse veículo em uma revista, pensei que fosse ficção. Atéque eu o encontrei em uma concessionária e fiquei surpreso. Na mesma hora fui lá para comprar", conta. Segundo ele, a escolha por esse modelo é para a vida toda e só o troca se for por outro igual. "Ele é romântico, poético. Tem uma temática que une o passado e o presente, e é diferente de tudo. Sou apaixonado pelo meu PT."

Além do design, autonomia e estabilidade, o câmbio automático é um dos itens preferidos. Para Santanna, "o carro é um doce e gostoso de dirigir". Sempre cuidadoso, segue à risca o calendário de revisão e manutenção para evitar riscos. Mas o cantador admite que só usa o PT Cruiser para passear com a família. Nesse quesito, ele é também apaixonado pela cidade onde mora. "Gosto de andar pelo Recife, visitar a praça de Casa Forte e admirar a orla de Boa Viagem." A escolha do local para as fotos, na Rua da Aurora com sua bela vista das pontes e do rio, retrata o orgulho pernambucano, mesmo sendo cearense.

A compra do veículo não foi por vaidade, ainda mais em se tratando de Santanna, sempresimples e romântico. Ele acredita que tudo aquilo que faz alguém mais feliz é válido. "Com esse carro eu me tornei uma pessoa melhor, pois consegui atingir um sonho. Fez bem para a minha alma. Toda maneira de amor vale a pena. Mas não sou ligado em coisas materiais. Meu apego maior é pelas pessoas", diz.

Nas ruas, o carro chama a atenção pelo tamanho e pelo estilo. As pessoas param para observá-lo. Com o modelo "retrô", Santanna já passou por algumas situações engraçadas. "Uma vez parei em um restaurante e esqueci o celular dentro do automóvel. Quando voltei para pegar, um menino que estava na calçada perguntou 'esse fusquinha é do senhor?'", lembra.

Antes do "carro poesia", o cantor já teve vários outros, inclusive uma moto Boulevard 1500, uma grande paixão. Como não tinha tempo para usar e cuidar por causa da carreira, precisou vendê-la com o coração gotejando de saudade. O PT Cruiser assumiu o lugar das duas rodas e o fez esquecer da antiga companheira. Para o trabalho, ele utiliza um veículo mais adequado para a estrada, já que viaja bastante pelo interior com os shows. O PT ele guarda só para momentos especiais.

Fonte: Diário de Pernambuco
Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/06/21/carro1_0.asp

[ Fonte: www.santannacantador.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS


CONTATOS PARA SHOWS
Celular: (81) 9986.1783
Telefax: (81) 3341.5304
Falar com Laelma Fraga Carvalho
E-mail: santannacantador@uol.com.br

6 comentários:

  1. Esse é um dos atuais ícones do canto nordestino, que, além de cantador/declamador, conhece como poucos a história musical e poética do povo nordestino. Sou seu fã incondicional!
    http://palcomp3.com/chico-de-pombal

    ResponderExcluir
  2. Sou muito fã de Santanna..Meu sonho é de um dia poder ir ao um show dele.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver uma foto de Santana com seu amigo, íntimo e particular, Luiz Gonzaga. Existe?

    ResponderExcluir
  4. Sábado 18/06, assisti pela 1ª vez, na internet, um show do cantor Santana. Gostei muito. Ele é muito bom! Tem o forró nas veias. Suas canções têm substância na letra e a melodia é muito agradável ao ouvido. Também são ótimas para dançar. Nota 10.

    ResponderExcluir
  5. Eu, amo e letra e música de valores tem tudo de bom,é o melhor do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. O nome completo dele é CÍCERO PEREIRA DE SOUZA. Foi revelado após a Assembleia legislativa de Pernambuco disponibilizar o documento onde é concedido o título de Cidadão Pernambucano ao forrozeiro.

    ResponderExcluir