domingo, 24 de julho de 2011

Robertinho de Recife



Nome completo: (carece de fonte)
Nome artístico: Robertinho de Recife
Data de nascimento:  /  /1965
Local: Recife/PE
Gênero: Pop Nacional.


BIOGRAFIA - 1

Robertinho de Recife (Recife/PE, 1965), é um guitarrista, produtor musical, compositor, instrumentista e arranjador natural de Recife.

Considerado por muitos como um dos grandes guitarristas do Brasil, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas.

No final dos anos 1960, acompanhou alguns ídolos do Jovem Guarda, como Rosemary e Jerry Adriani. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado a modalidades  como o Blues,o Jazz e o Country.

No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Cauby Peixoto, Os Fevers e Hermeto Pascoal. Outra modalidade que também tocou foi o Heavy Metal e a Música Infantil. Na ocasião do lançamento de seu disco "Rapsódia Rock", apresentava-se vestido de Mozart.

Teve o auge de sua carreira nos anos 1970 e 80 e depois se dedica a acompanhar artistas como Xuxa, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Fagner.

Hoje em dia trabalha também como produtor musical em seu estúdio, o Special Discos, no Rio de Janeiro/RJ (atualmente, o trabalho mais recente é "Flor da Paraíba", de Elba Ramalho).

Curiosidades

* Começou a tocar ainda menino, sendo logo apontado como guitarrista prodígio. Aos 12 anos, já considerado virtuose, apresentava-se tocando até com os pés. Ainda como aluno de seminário, estudou música sacra.

* Foi chamado para tocar em várias bandas de destaque internacional como Watch Pocket, Chicago, e Quiet Riot.

* Em 1988, Robertinho de Recife gravou disco pela banda Yahoo, da qual era o guitarrista. Sucessos como Mordida de Amor, levaram sua batida na guitarra.

* Foi genro de Emília Barreto Correia Lima, a Emília Lima, que foi eleita Miss Brasil 1955, representando o Estado do Ceará, e foi uma das semifinalistas do Miss Universo desse ano.

* É pai do ex-ator mirim Eduardo Caldas (Eduardo Caldas Cavalcanti de Albuquerque), que fez muito sucesso nos anos 1990 e hoje é roteirista e diretor, usando o nome Eduardo Albuquerque.

[ Fonte: pt.wikipedia.org ]


BIOGRAFIA - 2

Considerado por muitos como um os grandes guitarristas o Brasil, sua trajetória no universo da música popular consagra-o como profissional de múltiplos talentos e iniciativas.

No final dos anos 1960, acompanhou alguns ídolos do Jovem Guarda, como Rosemary e Jerry Adriani. Tocou em bandas pop nos Estados Unidos e também em transatlânticos em cruzeiros pela costa brasileira, sendo solicitado a modalidades como como o blues,o jazz e o country.

No período em que foi músico de estúdio, tocava estilos radicalmente diversos ao acompanhar artistas como Jane Duboc, Cauby Peixoto, Os Fevers e Hermeto Pascoal. Outra modalidade que também tocou foi o heavy metal e a música infantil. Na ocasião do lançamento de seu disco "Rapsódia Rock", apresentava-se vestido de Mozart.

Anos 1970
Em 1977, lançou o disco "Jardim da infância", com destaque para a faixa que dá nome ao disco, em parceria com Fausto Nilo e "Frevo dos palhaços" de sua autoria No ano seguinte, lançou o LP "Robertinho no passo", pela CBS interpretando a faixa título, "Caboclinho" e "mundo novo", de Hermeto Pascoal, "Come e dorme", de Nelson Ferreira e "Arrecife", de sua autoria. Em 1979 lançou o LP "E agora pra vocês...swingues tropicais", interpretando "Não temas", "Sonhos e delírios", "Louco por ti" e "Papo de guitarrista", de sua autoria, além de "Merengue", com Abel Silva e "Loucos swingues tropicais", com Fagner.

Anos 1980
Em 1981, gravou o LP "Satisfação" pela Newisc/Polydor no qual apresentou uma parceria com a cantora Emilinha na faixa "Feliz com você", além de interpretar faixas como "Emilinha dançando", de sua autoria, "Bombom", com Fausto Nilo, "Frevo do Arrepia", com Abel Silva e "Seja o meu céu", com Capinam. 

Em 1982, lançou com a cantora Emilinha Boba o LP "Robertinho do Recife e Emilinha" interpretando "Estou débil", parceria dos dois, além de "Dominó, dominó", "Vem cá nenem", "A onda" e "De cara pro sol", todas com Fausto Nilo. Em 1983, gravou o segundo disco pela Ariola, "Ah! Robertinho do mundo" no qual gravou "Bachianas brasileiras nº 5", de Villa Lobos, "Laser ou blues", com Capinam e "Baby doll de nylon", com Caetano Veloso, entre outras.

Em 1984, lançou o disco "Metal Mania", cujo potencial técnico o consagrou como um dos pioneiros do hard rock no Brasil. Nesse disco interpretou obras como "Fantasia, preto e prata", "Fogo" e "Dança Lolita", de sua autoria, "Metal mania", com Beto Ibeas e "Barbaridade" e "O trem fantasma", com Fausto Nilo.

Anos 1990
Em 1990, lançou "Rapsódia rock", disco no qual interpretou "Transcendental" e "A dança da sedução", de sua autoria, "Batman rock", com Lincoln Olivetti, "Bolero", de Ravel e "Noturno nº 10", de Chopin.

Em 1997, suas músicas "Não mude mais nada" e "O movimento está parado", parcerias com Falcão foram gravadas pelo próprio Falcão no CD "Um passo da MPB". Em 1998, produziu o CD "Flor da Paraíba", de Elba Ramalho, além de fazer arranjos para as faixas "Chameguinho", "Face", "A letra i", "Pra ninar meu coração", "Pau de arara é a vovozinha", "Me pegue pra chamegar" e "Paraíba meu amor", tendo ainda tocada cavaco, viola e guitarra em várias faixas.

Anos 2000
Em 2000, produziu o CD "Nação nordestina", de Zé Ramalho lançado pela BMG, no qual tocou guitarra nas faixas "Seres alados", "Temporal", "Meninos do sertão" e "Digitado em poesia", guitarra violada em "Lamento sertanejo", charanga em "Beijo-morte-beijo", cavaquinho em "Ele disse" e "Pau-de-arara" e cítara em "Bandeira desfraldada" além de fazer os arranjos para "Pra não dizer que não falei da flores" e "Hino nordestino".

Em 2001, produziu o CD "Zé Ramalho canta Raul Seixas" no qual tocou guitarra nas faixas "As aventuras de Raul Seixas na cidade de Thor", "Metaformose ambulante", "O trem das sete", "Ouro de tolo", How could I know", "prelúdio" e "Você ainda pode sonhar", além de tocar baixo em algumas faixas.  No mesmo ano, foi responsável pela direção e produção artística do CD "Xote pé de serra", de Santana O Cantador. Também tocou violão de 7 cordas na faixa "A cura" e fez os arranjos da faixa "Ana Maria".

Em 2004, integrou a banda " Na Mata Café" cujas apresentações ao vivo traz performances brega/new wave, com o pior e o melhor do som dos anos 80. Tendo somado às atividades artísticas intensa atuação como como produtor musical por longo tempo, em 2011 foi homenageado, em sua cidade natal, pelo bloco de carnaval Galo da Madrugada. No mesmo ano, envolvido com uma nova geração de músicos que ele mesmo havia entusiasmado e influenciado, retornou aos palcos em uma turnê ao lado do grupo Os Autoramas.  


Discografia
(1990) Rapsódia rock • EMI-Odeon • LP
(1984) Metal mania • RCA Victor • LP
(1983) Ah, Robertinho do mundo • Ariola • LP
(1982) Robertinho do Recife e Emilinha • Ariola • LP
(1981) Satisfação • NewDisc/Polydor • LP
(1979) E agora ppra vocês...swingues tropicais • CBS • LP
(1978) Robertinho no passo • CBS • LP
(1977) Jardim da infância • CBS • LP

[ Fonte: www.dicionariompb.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário