domingo, 24 de julho de 2011

Gilliard




"Tenho 38 anos e me recordo que um dia , na minha adolescência eu não fiz a última prova do ano do colégio, por causa de um show do Giliard na cidade de Cratéus/CE. Minha mãe quase me bateu, mas eu amo demais esse cantor que fala tudo que está dentro do nossso coração" 
Marlene Rodrigues - Brasília/DF

"Gilliard - Acho que ninguém é tão seu fã quanto eu, tenho todos os seus discos, CDs, vídeos de suas apresentações no Chacrinha, Hebe Carmago, Silvio Santos, Os Trapalhões na TV Glogo, Sérgio Reis... Conheço sua tragetória e suas músicas. Passei para CDs, todos os Vinils, e tenho os que sairam em CD. Muita Paz Para Você, Silvinha,Silvinho e Bruna, seus filhos"
Francisco Carlos Pinheiro - "Carlinhos"

"Olá! Parabéns pelo site. Que bom ler tantos comentários vindos de pessoas, de bom gosto musical, que admiram um cantor de "verdade" - pois ele sempre transmite emoção com sua voz e com a sua humildade, em todos lugares aonde vai. Parabéns ao Gilliard e parabéns a todos nós que somos seus fãs.
Viva a Música.."
Pedro Jorge - Arapiraca / AL
[ Fonte (frases): www.minhahistoria.com.br ]


Nome completo: Gilliard Cordeiro Marinho
Nome artístico: Gilliard
Data de nascimento: 17/12/1956 
Local: Natal/RN 
Gênero: Popular-Romântico 
Período em atividade: 1980 - Hoje

BIOGRAFIA

Gilliard Cordeiro Marinho é um cantor reconhecido em todo Brasil, bem como nos países da África e Europa. Ingressou para a vida artística há 30 anos, sempre abordando temas românticos e que falem de sentimento. Natural de Natal, Rio Grande do Norte, cresceu em família essencialmente musical, que esteve sempre disposta a apoiá-lo em suas investidas para conquistar o seu maior sonho: cantar.

De uma família humilde, sua mãe e todas as tias professoras se esforçaram muito para que Gilliard e seus três irmãos, sendo dois homens e uma mulher, tivessem uma boa educação. Tendo que trabalhar muito cedo, Gilliard começou em uma relojoaria, trabalhando pela manhã, estudando à tarde e cantando à noite. Nesse tempo, já cantava em festivais e tudo começou quando, aos 8 anos de idade, ganhou seu primeiro concurso como "a mais bela voz do Nordeste". Com isso, o tempo foi passando e continuou cantando, trabalhando e estudando. Suas primeiras aparições em público foram atuando em programas de rádio em sua cidade, onde aproveitava os intervalos comerciais para mostrar aos locutores e programadores algumas de suas composições. Hoje, Gilliard completa 30 anos de carreira e está com projeto de lançar seu primeiro DVD, contando sua própria história.
Gilliard é casado com Silvia Marinho, ex-Harmony Cats. Tem dois filhos e foi dono de farmácias e lojas de telefones celulares.Especula-se que durante muitos anos, Gilliard foi amante da atual Deputada Federal, Elcione Barbalho, a qual foi eleita pelo estado do Pará.

Carreira

Em suas primeiras canções, eram evidentes as influências recebidas de nomes como Luiz Gonzaga, Vicente Celestino, Luiz Vieira, Dolores Duran e Lupicínio Rodrigues, além de astros da Jovem Guarda, que, na época, reinavam na preferência popular. Como a situação de sua família era muito difícil e sofrida, como toda família humilde de classe baixa, Gilliard partiu para o Rio de Janeiro com apenas 13 anos e foi em busca de seu sonho, para assim poder também ajudar sua família. Lá cantava em bares e restaurantes, depois de um tempo voltou à sua terra natal para participar da campanha política do estado, estando desanimado com sua carreira.

Após o término da campanha, Gilliard se reanimou e decidiu retomar sua carreira e buscar seu sonho. Tinha preparado um repertório com suas próprias músicas e partiu para outro estado: São Paulo. Assim, batendo de porta em porta, "cantando nos bares da vida", ele conseguiu mostrar seu trabalho para a gravadora RGE, que acreditou em seu talento e lançou seu primeiro LP em nível nacional, no final de 1979, com o grande sucesso Aquela Nuvem. O primeiro LP vendeu mais de 300 mil cópias, além de ser gravado em outros países; sua carreira então continuou crescendo e daí para frente estava em todas as paradas de sucesso, mantendo todos os anos uma vendagem que lhe assegurava discos de ouro e platina ao mesmo tempo.

No total, foram 12 discos de ouro e 6 de platina, além de 3 discos de platina duplos, o equivalente a mais de 500 mil cópias, possuindo em toda sua carreira ra a venda de 3,3 milhões de discos aproximadamente. Aumentando sua galeria de conquistas, ganhou troféus da Globo de cantor-revelação do ano e de cantor romântico do ano, recebeu também o troféu cantor e ídolo dos anos 1980 da rádio e TV Manchete. 

Do programa do Chacrinha, Gilliard recebeu o troféu de ídolo da juventude romântica do Brasil. São esses alguns de diversos prêmios de rádios e TVs do Brasil, sem contar participações em todos os programas de destaque, como Globo de Ouro, Fantástico, Flávio Cavalcanti, Discoteca do Chacrinha e Programa Silvio Santos, tendo sido um dos campeões do quadro Qual é a música?. Ao longo de sua carreira, Gilliard imortalizou grandes sucessos. Com seu jeito único de cantar, melodias elaboradas, marcadas pelo romantismo clássico e popular, embalando novelas, filmes, bailes e principalmente seus shows, sempre vividos com intensa emoção.

Discografia Básica

(1996) Gilliard (RGE, CD)
(1981) Gilliard (RGE, LP)
(1980) Pensamento (RGE, LP)

[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]





DADOS ARTÍSTICOS

Lançado na década de 1970, ao lado de Sidney Magal, Martinha, César Augusto, Kátia, Odair José e Fernando Mendes, ocupou uma fatia do mercado responsável pela baladas açucaradas que invadiram as emissoras de rádio e televisão naquele período. Em 1980, gravou pela RGE o LP "Pensamento", incluindo várias composições suas, como "Pensamento" e "Tema pra você". Interpretou também músicas de Fagner ("Fracasso") e o clássico "Coração materno", de Vicente Celestino. No ano seguinte, pela mesma gravadora, lançou seu novo disco, com várias músicas de sua autoria, como "Doce paixão" e "Uma noite de amor". No ano de 1996, lançou pela gravadora RGE o CD "Gilliard", no qual interpretou "Eu nunca te esqueci" e "O mundo não é grande assim", ambas de Piska e César Augusto. Gravou também no mesmo CD "Perdoa" (Peninha e Arnaldo Saccomani), além de canções de sua autoria, como "Quem ama é o que faz" e "Nunca é tarde pra ser feliz", ambas em parceria com Nenéo.

[ Fonte: Dicionário Cravo Albin de MPB ]



POR ONDE ANDA

GILLIARD / Romântico Recauchutado

Sucesso nos anos 1980 com “Aquela Nuvem”, o cantor virou comerciante, faz shows em Angola a convite do presidente e lança CD com hits antigos
Por Edwin Paladino

O cantor Gilliard arrancava suspiros e gritinhos das fãs no início dos anos 80 com suas baladas românticas quando se apresentava em programas de auditório, como Cassino do Chacrinha, Flávio Cavalcanti e Clube do Bolinha.

No palco, o sorriso de bom moço e os cabelos cacheados enfeitiçavam as moças ao som de hits como “Aquela Nuvem”, “Pouco a Pouco” e “Não Diga Nada”. “Nunca me achei bonito, sou baixinho”, disfarça Gilliard Marinho, de 42 anos.

Em 1982, vendeu 1 milhão de cópias. “Foi um número alto de vendas no tempo do vinil”, lembra Gilliard, que acaba de lançar o CD Como Eu Gosto, 19º disco de sua carreira, com regravações de antigas canções. “O sonho dele era resgatar seus melhores trabalhos”, conta Silvia Marinho, ex-integrante do grupo Harmony Cats, casada há 20 anos com o cantor.

Gilliard também conquistou as crianças. A música “Festa dos Insetos”, de 1985, foi seu último grande sucesso. Depois, desapareceu da tevê e das rádios, embora tenha lançado discos até 1998. Teve dois filhos, Bianca e Silvio, e montou três farmácias em São Paulo. Mudou de ramo em 1993 e abriu uma loja de telefones celulares. “Fui para o comércio, mas minha paixão sempre foi cantar”, conta. Em 1996, uma proposta surpreendente: o então presidente da Angola, José Eduardo dos Santos, convidou-o para se apresentar em seu aniversário. “Ele é meu fã”, orgulha-se. Agora, todo ano, faz shows no país.

No auge da carreira, não faltaram fãs apaixonadas. Certa vez, uma garota bateu em sua mulher por causa de um autógrafo, numa entrevista para uma rádio de Goiânia, em 1982. “Ela ficou com ciúmes de mim, rabiscou minhas costas e me deu um soco”, lembra Silvia. Apesar do assédio, Gilliard garante nunca ter sido um sedutor. “Ele sempre foi sossegado. A mulherada caía em cima e ele continuava quieto, como um coroinha de igreja”, brinca o cantor Crystian, da antiga dupla Crystian & Ralf, backing vocal nos primeiros discos de Gilliard.

[ Fonte: www.terra.com.br ]

[ Editado por Pedro Jorge ]


CONTATOS PARA SHOWS

Telefones: (11) 2833.7719
                 (11) 8524.8121
E-mail: gilliardmarinho@hotmail.com

Um comentário:

  1. O primeiro Ídolo a gente nunca esquece! e quando ele é o primeiro e único é IMPOSSÍVEL de esquecer e é por este motivo que eu esqueço até de mim pra lembrar de você GILLIARD, você que invadiu minha vida quando eu ainda era menina e ouvi prla primeira vez a música "Queria estar perto de você" era inacreditável mas logo que a música chegava aos meus ouvidos as lágrimas caiam dos olhos e até hoje me emociono ao ouvir essa voz de sinfonia. Te adoro!!! aos Fãs que quiser me adicionar no facebook o nome é ADORO GILLIARD, venha fazer parte e serás muito bem vindos...

    ResponderExcluir